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Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge

FOLHETO 2013

  • 1.0 Introdução
  • 1.1 Breve historial do ISCED
  • 1.2 Missão
  • 1.3 Visão
  • 1.4 Valores
  • 1.5 Areas de Actuação Academica
  • 1.6 Objectivos especificos
  • 1.8 Perfil de Ingresso aos Cursos
  • 2.0 Estrutura Organizacional
  • 2.1 Órgãos Executivos
  • 2.2 Órgãos de Apoio Técnico Administrativo
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  • 1.0 Introdução
  • O Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge, abreviadamente designado por ISCED – Uíge, é uma Instituição de Ensino Superior Pública, criado nos termos da alínea a.ii) do artigo 19º do Decreto nº 7/09 de 12 de Maio, pelo Conselho de Ministros, cujo objectivo é a formação de professores, visando o desenvolvimento económico, social e cultural do País. A formação de professores para os vários níveis de ensino constitui uma condição indispensável, para o êxito do mundo pautado pela competição, inovação tecnológica e crescente exigência de conhecimentos, produtividade e qualidade; deve-se conceder ao professor a formação pedagógica, científica e ética para uma actuação consciente de sua responsabilidade na sociedade. O ISCED ao propiciar a formação do professor como pessoa com autonomia intelectual e pensamento crítico, promove também a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos. Dessa forma o ISCED responde às exigências do mundo de trabalho, aos anseios da comunidade e cumpre o seu papel de relevância estratégica para o desenvolvimento da região e do País. Funciona com base ao seu Estatuto Orgânico aprovado por Decreto Presidencial nº 150/2012, de 24 de Maio, compreendendo órgão de gestão, órgãos auxiliares de gestão, órgãos colegiais, Serviços de Apoio Técnico, Serviços Executivos, Serviço de Apoio, Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação (DEI,s). Com a publicação do Decreto nº 7/09, de 12 de Maio pelo Conselho de Ministros, foram criadas novas Universidades Públicas em Angola e estabeleceu-se a reorganização da Rede de Instituições de Ensino Superior e, entre as várias IES criadas, encontra-se o Instituto Superior de Ciências da Educação localizado na Região Académica VII, de âmbito Provincial, com sede na Cidade do Uíge, fundado em 28 de Agosto de 1997, sendo assim, a Instituição de Ensino Superior Pública mais antiga e primogénita da Província.

  • 1.1.Breve historial do ISCED do Uíge
  • O ISCED do Uige, surge na sequência da criação do então Centro Universitário do Uige, através do Despacho nº 174/2000, de 24 de Agosto do Ministro de Educação e Cultura. Começou a funcionar em Agosto de 1997, apenas com dois cursos: Ensino de Psicologia e Pedagogia, dois anos depois os de Ensino de História e Matemática. Por iniciativa da actual direcção em funções, em 2006, foram postos em funcionamento os restantes oito cursos e um novo período pós-laboral leccionando na sequência, seis cursos a noite. O ISCED do Uige, iniciou a actividade lectiva em Agosto de 1997 e, actualmente ministra 12 cursos em Ciências de Educação (Ensino de Psicologia, Pedagogia, História, Matemática, Filosofia, Língua Inglesa, Língua Francesa, Língua Portuguesa, Biologia, Física, Química, Geografia), em 33 salas de aulas, com uma população universitária de 5 892 entre eles docentes, discentes e não docentes nos períodos diurnos e pós-laboral.

  • 1.2.- Missão
  • O ISCED do Uige é uma Instituição de difusão, criação e desenvolvimento de conhecimentos articulados através da docência, investigação científica e tecnológica e outros assuntos multidisciplinares na área da educação. Tem como missão formar professores, nos graus académicos de bacharelato, licenciatura, especialização, mestrado e doutoramento, oferecendo-lhes ensino de qualidade, desenvolver a pesquisa e promover actividades docentes relevantes á comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena dos cidadãos, alicerçada numa cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos. Enraizado no projecto de formação e investigação tendo em conta a realidade social com comprometimento activo na compreensão e resolução dos problemas relacionados com o desenvolvimento económico, social, tecnológico e comunitário do Uíge e da região onde se encontra situado no contexto nacional.

  • 1.3.- Visão
  • O ISCED do Uige tem como visão ser reconhecida a nível Provincial, Região Académica, Nacional e Internacional, como uma Instituição de Ensino Superior actuante e inovadora pelas competências profissionais e empreendedoras dos seus formandos, pela contribuição de suas pesquisas científcas-pedagógicas aplicadas ao ensino primário e secundário, pelo impacto de suas acções de extensão desenvolvidas no País, em geral, e na Província do Uige, em particular. Almeja ser uma IES de referência na formação de professores a nível Nacional e Internacional, contribuindo para o desenvolvimento económico e social aos níveis. Tendo em conta os objectivos estratégicos do Governo angolano, para o desenvolvimento económico, social, tecnológico, o ISCED do Uíge propõe-se trabalhar para ser uma Instituição de referência do Ensino Superior em Ciências da Educação, durante e depois do período de vigência do presente PDI e, transformar-se numa Universidade Pedagógica.

  • 1.4.- Valores
  • Os valores são princípios intemporais que guiam a Instituição e se encontram espelhados nos comportamentos dos docentes, funcionários administrativos e colaboradores, assim como a qualidade do ensino ou formação. Por isso, o ISCED do Uige, considera os valores como o quadro de referência que deve orientar a actuação da Instituição no cumprimento da sua missão, primando pela justiça e ética, fundamentados em pressupostos democráticos, de igualdade, da solidariedade humana, da verdade, da liberdade de expressão, da igualdade de oportunidades, da idoneidade, do mérito, da eficiência, da eficácia da inovação e do respeito à pessoa humana.

  • 1.6.- Áreas de Actuação Académica
  • O ISCED do Uige está vocacionado à investigação em ciências da educação e assegura a formação superior no grau de licenciatura de futuros docentes em cinco áreas de conhecimento abaixo referenciadas:
  • 1 – Ciências de Educação
  • 2 – Ciências Exactas
  • 3 – Ciências Sociais
  • 4 – Ciências da natureza
  • 5 – Letras Modernas
  • 1.7.- Objectivos específicos
  • Para a sua afirmação no contexto social, o ISCED do Uíge terá como objectivos especificos os seguintes:
  • 1. Definir a Estrutura Organizacional e mecanismo de avaliação institucional.
  • 2. Dispor à nação docentes de alto nível de formação com qualidades morais, científica e pedagógicas.
  • 3. Formar um corpo técnico qualificado, capaz de dar resposta aos desafios administrativos do ISCED-Uíge.
  • 4. Realizar a revisão dos programas científicos e pedagógicos dos cursos em funcionamento.
  • 5. Incentivar a implantação do ensino à distância.
  • 6. Criar, difundir e preservar conhecimentos relacionados com as Ciências da Educação.
  • 7. Desenvolver sistema de atendimento ao estudante presencial, semi-presencial e à distância.
  • 8. Criar um corpo de investigadores em articulação com o ensino e a extensão.
  • 9. Incrementar projectos de investigação no âmbito da formação inicial, contínua e especialização tendo em conta as necessidades da Província e da região.
  • 10. Capacitar anualmente em 10% dos serviços nas novas tecnologias de informação.
  • 11. Racionalizar e optimizar a aplicação dos recursos financeiros oferecendo serviços com qualidade à comunidade académica.
  • 12. Estudar e estabelecer fontes de captação de recursos financeiros através de prestação de serviço.
  • 13. Melhorar as condições de infra-estruturas académicas, administrativas e sociais.
  • 1.8.- Perfil de Ingresso aos Cursos
  • No âmbito das suas responsabilidades de formação de futuros docentes, o ISCED pretende participar no processo de inserção dos seus formandos no mercado de trabalho, apontando para a superação de dificuldades no contexto social, buscando a qualificação dos seus cursos. Para tal o perfil de ingresso nos cursos do ISCED deve apresentar as seguintes características: -Ter a formação media da escola de formação de professores ou medio politecnico; - Competências técnicas, científicas e profissional no processo de selecção das informações e dos conhecimentos científicos socioculturais; - Utilizar metodologia científica para gerir a organização do trabalho académico, favorecendo as políticas de associabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; - Conceber a aprendizagem como um processo autónomo com vista a uma formação contínua; - Respeitar as diferentes manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afectivas nas relações individuais e colectivas nas práticas sociais.

  • 2.0.- Estrutura Organizacional
  • a) Director Geral - órgão de gestão que superintende as actividades do ISCED e representa-o em todas as instancias, em juízo e fora dele;
  • b) Assembleia - é o órgão deliberativo do ISCED, responsável pela aprovação dos regulamentos internos, planos de actividades, relatórios e prestação de contas à comunidade académica.
  • c) Conselho Directivo - é o órgão de apoio e de assessoria do Director Geral, cabendo-lhe emitir parecer e pronunciar-se sobre todos os assuntos relacionados com a direcção e gestão administrativa, da instituição que lhe forem submetidos à apreciação.
  • d) Conselho Cientifico - é o órgão deliberativo sobre as questões relacionadas com a área científica, de investigação e de pós-graduação.
  • e) Conselho Pedagógico - é o órgão deliberativo sobre as questões pedagógicas e académicas
  • f) Conselho Científico Pedagógico – é o órgão deliberativo conjunto para se pronunciar sobre as matérias de domínio cientifico-pedagógico.
  • g) Secretariado da Associação de Estudantes do ISCED – é um órgão de apoio ao funcionamento das Unidades Orgânicas do Ensino Superior como estatuído, associa os estudantes em pleno gozo dos direitos destes desde que estes estejam matriculados. È de dependência directa da União dos Estudantes do Ensino Superior de Angola. Representa os interesses dos estudantes e participa na tomada de decisões para o melhoramento da vida dos discentes á todos os níveis.
  • 2.1..- Órgãos Executivos
  • São os órgãos que lhes cabe implementar as decisões dos órgãos deliberativos e estão estruturados em:
  • a) Directores Adjuntos - órgãos de gestão coadjutores do director geral;
  • b) Secretário-geral
  • c) Departamentos de Ensino e Investigação - são unidades interdisciplinares de criação e transmissão de conhecimentos, dotados de recursos humanos e materiais necessários para o seu funcionamento e estruturam-se em:
  • • Departamentos de Ciências de Educação;
  • • Departamento de Ciências Exactas;
  • • Departamento de Ciências Sociais;
  • • Departamento de Ciências da natureza;
  • • Departamento de Letras Modernas;
  • • Departamento de Prática Docentes e Estágio;
  • • Departamento de Ensino à Distância;
  • • Centro de Investigação em Ciências de Educação
  • 2.2.- Órgãos de Apoio Técnico Administrativo
  • São órgãos que asseguram a execução e administração dos recursos humanos, financeiros, planeamento, e acompanhamento global das acções do ISCED, incluindo a elaboração de relatórios gerais, análise de sistemas dos custos operacionais e consolidação dos dados de natureza académica, didáctica científica, estatística e infra-estruturais. Neste âmbito teremos os seguintes:
  • 1. Departamento de Recursos Humanos - DRH;
  • 2. Departamento de Administração e Finanças - DAF;
  • 3. Departamento de Estudos Planeamento e Estatística - DEPE;
  • 4. Departamento para Assuntos Académicos - DAAC;
  • 5. Departamento de Investigação Científica e Pós-graduação - DICPG;
  • 6. Departamento de Documentação, Informação e Imagem - DDI;
  • 7. Departamento de Cooperação e Intercâmbio Internacional - DCI;
  • 8. Departamento Jurídico - DJ;
  • 9. Departamento de Apoio Social - DAS;
  • 10. Departamento de Protocolo e Relações Públicas - DPRP;
  • 11. Biblioteca;
  • 12. Repartição da Secretaria Geral - RSG.
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